sábado, 25 de dezembro de 2010


É no natal que todo mundo se contagia com o espírito de solidariedade, ajudar e pensar no próximo não é mesmo? Infelizmente atos de altruísmo escancarados em sua maioria são vistos nessa época do ano, onde mutirões são organizados para distribuir brinquedos e coisas do tipo.

Só que nos outros onze meses do ano, pessoas também precisam de ajuda, de comida e de algum tipo de auxílio. O espírito natalino é tão contagiante que aqueles vizinhos que não olham na sua cara o ano inteiro, te cumprimentam como se fossem seus melhores amigos. Acontece que o grande sentido do natal, é por muitas vezes esquecido, acabou se tornando mais um desculpa para as pessoas gastarem mais do que tem, com a tão esperada ceia natalina que só faz engordar, aumentar o colesterol e etc. E com presentes para a família inteira.

As conseqüências deste consumo desmedido só são vistos em janeiro, a maioria da população nacional começa o ano endividado, é quase que uma tradição. Afinal porque Saaras e 25 de marços da vida se entopem de pessoas desesperadas nessa época do ano? Será que o natal é basicamente para troca de presentes?

Será que não é mais uma desculpa do comércio pra arrancar até os últimos centavos de pobre mortais que se matam o ano inteiro por um salário mínimo e que no natal tem a ilusão de que seu aguardado décimo terceiro será suficiente?

Natal sem presentes não é natal, o que deveria ser primordialmente uma data para a reunião de amigos e família. Onde valores seriam outros e não os dos presentes adquiridos.

Nessa época, com ano novo a poucos dias de começar, reflexões, planos e metas a cumprir são feitas. Os erros que foram cometidos no ano 2010 teoricamente não deveriam se repetir no de 2011.

Só pensar nas necessidades do próximo no natal e no fim de ano é um deles. Afinal o protagonista dessa história toda nos ensinou a amar o próximo como a si mesmo não só nesta data, mas sempre.

4 comentários:

  1. Feliz Natal e um ótimo ano novo para vc tbém minha amiga! obrigado pela visita e pelo comentário no blog-do-pena e se quiser conhecer meu outro blog passe em www.cinemeirosnews.blogspot.com, tenho certeza q vais gostar. Grande abraço e to te seguindo, no bom sentido hehehe...

    ResponderExcluir
  2. Penso exatamente assim... povo acha que tem que ter compaixão e ser solidário apenas no Natal. mas... antes assim do que nada!

    Peço desculpas pelo sumiço... o tempo que é curto mesmo.


    Vim desejar um Feliz 2011. Que toda sorte de bênçãos seja sobre vc neste ano que se inicia!!

    BeijO*-*
    http://evesimplesassim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, obrigada pela visita. Adorei!
    ah seu bblog é super fofo. feliz 2011 que tudo de bom se estenda esse ano p vc **

    ResponderExcluir
  4. Mais vale amar e amar de verdade é o que desejo pra você em 2011.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir